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Situação

Ocorrências mais comuns relacionadas ao envio de emails são:

...

  • Um  usuário dispara um grande volume de mensagens como, por exemplo, um envio de mala direta (newsletter).
  • Uma conta de email tem a senha interceptada por algum trojan ou virus e é utilizada para envio de SPAM.
  • Um usuário erra a senha sucessivamente, provocando o disparo do gatilho de segurança, levando ao bloqueio.

O que fazer?

DIca 1: Funcionava? Então

Se funcionava até há pouco tempo, então NÃO mexa em nada a menos que necessário!

Inicialmente, se a conta estava funcionando e parou de repente... evite mexer.

! Qualquer alteração em configuração só deve ser feita após constatação da real necessidade!

Isto vale para qualquer situação: Qualquer que seja o serviço, se funcionava normalmente e parou, evite mexer sem antes avaliar atentamente.

...

Se houver inúmeros emails dos quais não se tem a menor ideia.... então atenção (e prossiga)!

Quando há algum bloqueio Se houver um aviso como o transcrito abaixo.... certamente há ocorrências que demandam atenção. Em caso de bloqueio em uma conta de email nós enviamos avisos como, por exemplo:!

Code Block
Prezado(a) Cliente

Informamos que sua conta de email foi BLOQUEADA em nosso serviço de envio (SMTP) por ter sido detectada atividade suspeita no servidor.
Há um volume muito grande de mensagens sendo enviadas e esta ocorrência normalmente é associada à SPAM, vírus, trojans eou outras ameaças digitais.
Por gentileza verificar TODAS as máquinas onde esta conta é utilizada e mudar a senha (lembrando que JAMAIS SE DEVE UTILIZAR SENHAS ANTIGAS porque se há vírus então a senha antiga também pode ter sido comprometida).
Aproveitamos para lembrar que, secaso esta ocorrência setenha devesido aoprovocada disparopela tentativa de qualquerenvio tipo de emails em massa, comedidamente chamado de email marketing (spampor seus executores (porém tratando-se de SPAM, seja para clientes ou não), tal atividade não é permitida em nosso ambiente.
Aguardamos seu contato para a regularização.
 

Eventualmente, tais avisos podem vir acompanhados de evidências em anexo anexadas (como registros em log, reclamações submetidas junto aos mecanismos de bloqueioanti-spam, etc).

O que fazer nestas situações?

...

Caso o motivo seja desconhecido e haja suspeitas de que a conta esteja bloqueada, também deve-se consultar o serviço de suporte porém haja e conta tenha sido bloqueada é necessário atuar com um pouco mais de cautela: Antes de mais nada e sem perda de tempo, mude a sua senha!

Os procedimentos são:

  1. Imediatamente, alterar a senha do email (pelo painel de emails ou pelo webmail).
    Veja as instruções em:
    Gerenciar e-mail pelo painel
    Alterar senha do email pelo webmail
  2. Verificar TODAS as máquinas e dispositivos móveis onde a conta de email é utilizada através de varreduras com anti-virus e afins.
    Não é preciso sequer instalar antivirus, há diversas opções online. Por exemplo: housecall.trendmicro.com
  3. Após a verificação, alterar a senha novamente.

  4. Para ter certeza de que esteja resolvido o problema, contacte o serviço de suporte técnico!

  5. Após tomar as providências necessárias atualize o chamado detalhando ao máximo a ocorrência, informando:

    1. O que foi feito

    2. Se foi encontrado algum malware ou qualquer ameaça digital

    3. Confirmar que a senha foi alterada (e que não foi reutilizada nenhuma senha anterior)

Warning

É para a segurança sua e de todos os clientes que compartilham do mesmo ambiente:

O endereço de email será liberado somente após a confirmação das ações tomadas no chamado aberto no portal de serviços.